Dicas de Segurança


Sorocaba deixou de ser uma pequena cidade a algum tempo e mais que isso, passou a sediar a RMS,  Região Metropolitana de Sorocaba, a pouco mais de um ano. A criação da RMS visa uma maior integração entre as cidades da região e é basicamente o reconhecimento destas quanto a sua importância ecônomica para o estado de São Paulo.

Deixando rótulos de lado todo esse crescimento, ou desenvolvimento, não poderia vir desacompanhado e acaba trazendo não apenas beneficíos como também maleficios, principalmente quando o assunto é segurança. Quem trabalha na área de segurança sabe que os crimes noticiados são apenas os de maior impacto, ou aleatórios, e não representam, “nem de longe”, a quantidade real de ocorrências.

Estes últimos meses , vimos na região de Sorocaba altos indices de roubo e furto, sendo que em abril (abril/2015) o número de roubos registrados pela policia foi o maior desde janeiro de 2013 tendo 577 ocorrências e o número de ocorrências de furto o 4º maior indice, com 2389 apenas para o mês de Abril, de acordo com estatisticas oficiais da secretaria de segurança pública do estado de São Paulo. (http://www.ssp.sp.gov.br/novaestatistica/Pesquisa.aspx)

Esses números foram a motivação para a criação deste post, no qual você pode contar com dicas simples e úteis que podem te ajudar a não entrar para as estatísticas, então chega de “blá blá blá” e vamos ao que interessa.

Nesse post daremos dicas de segurança para serem evitados roubos que normalmente ocorrem quando você esta chegando ou saindo de sua casa, então lembre-se de que “A ocasião faz o ladrão” então comece por não criar a ocasião pois essa é a melhor prevenção.

panico

1º Sempre mantenha seu botão de pânico em um local de rápido e fácil acesso, pois nunca se sabe quando será necessário, – até porque se soubesse, ele nunca seria 😉 – lembre-se que a prevenção é sua melhor arma.


tempo

2º Quando estiver chegando ou saindo, nunca mantenha o portão aberto por mais tempo que o necessário, abriu, entrou, fechou e o mesmo vale para o contrário. Muitos assaltos ocorrem simplesmente porque o portão ficou aberto mais tempo que o necessário, criando a oportunidade que o criminoso precisava. Isso porque ao contrário do que todos imaginam na maioria das vezes os criminosos não se preocupam em criar oportunidades e sim aproveitam as que se apresentam.


ladrao

3º Sempre verifique a presença de pessoas ou carros suspeitos próximas a sua residencia no momento em que você esta chegando, se necessário passe direto e volte. Se tiver câmeras de segurança externas sempre verifique a rua antes de abrir o portão, muitos assaltos ocorrem quando você esta saindo, pois alguem esperava do lado de fora.


retorno

4º Ao chegar na rua de sua casa sempre verifique se alguem esta te seguindo, se tiver essa impressão não hesite em passar direto e para ter certeza de que não esta sendo seguido, faça um caminho pouco provável, por exemplo, virando uma rua que te faça voltar a mesma direção de onde veio, dessa maneira terá certeza se esta sendo seguido, se sim acione a policia e vá em direção ao plantão policial mais próximo.


Essas foram nossas dicas de segurança, agora fiquem atentos e tentem seguir esses passos no seu dia a dia!
😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *